Conheça a equipe
Juliana Tfauni
Psicóloga Clínica (PUC-SP), Especialista em Sexualidade pela (USP-SP). Coordenadora Geral e Docente do Curso de Psicologia e Psicopatologia da Perinatalidade - Instituto Sedes Sapientiae. Sócia-fundadora @canguru.saudeperinatal. Psicodramatista, Psicanalista (Instituto Sedes Sapientiae). Formação Clínica das Psicoses - Instituto de Pesquisa em Saúde Mental e Psicossocial A CASA onde acompanhou pacientes graves, famílias e grupos por 10 anos.
Atua na humanização há 12 anos, coordenando grupos transdisciplinares de planejamento reprodutivo, assistência à gestação, parto e pós parto. Coordena Grupo de apoio à famílias tentantes em tratamento de reprodução assistida, Grupo Caminhos compartilhados _ recepção de gametas como via de parentalidade, e Parentalidades Plurais para a população LGBTQIAP+ (Clínica VidaBemVinda).
Em formação no Instituto Europeu de Saúde Mental Perinatal - Espanha. Integrou a Curadoria da Sala de Psicologia do Siaparto - Simpósio Internacional de Assistência ao parto e ao nascimento nos anos de 2020 e 2021.
Curadora Saúde Mental da Theia. Atua em consultório particular há 20 anos como psicoterapeuta de indivíduos, casais e famílias.
Milena Gross de Andrade
Psiquiatra graduada pela USP e uma das idealizadoras do Projeto Canguru. Em sua trajetória, sempre pensou que a Psiquiatria, como toda Medicina, é muito maior do que diagnósticos e fármacos, pois acredita em uma saúde integrativa que acolhe o sofrimento do paciente e o auxilia no percurso até a sua melhora. Por conta disso, além da residência em psiquiatria clínica, fez 3 formações diferentes em psicoterapia: ano adicional de residência com ênfase em psicoterapia, formação em Psicoterapia Dinâmica Breve e Psicanálise Winnicottiana.
Em 2012, juntamente com a psicóloga Juliana Tfauni, passou a se debruçar sobre o estudo da saúde mental materna e parental. Sua caminhada profissional envolve tanto a esfera da assistência, com atendimentos realizados na rede pública (CAPS, UBS) e consultório particular, quanto a do ensino, pois foi preceptora da residência de Psiquiatria da USP durante 2 anos e escreveu diversos capítulos para as editoras Manole e MedBooks.
Para Milena, um foco importante do Projeto Canguru, além da assistência, é a realização de cursos e workshops para capacitar profissionais de saúde para o atendimento de famílias no planejamento e na chegada dos filhos. Milena acredita que o cuidado oferecido para o bebê em seus primeiros anos de vida tem impacto direto na estruturação de sua personalidade, sendo esta a melhor forma de promoção de saúde mental no futuro.