top of page
Foto_767.jpg
Image by Zach Lucero

Sobre o Projeto Canguru

​Toda gestação inicia-se com o desejo inconsciente ou consciente de engravidar. Apesar de desejar ter um bebê, gestar um filho pode gerar tanto na mulher como em seu parceiro(a) uma multiplicidade de sentimentos, às vezes ambíguos, pois ter um filho produz mudanças significativas na vida de cada um.

Quando desejamos um filho, às vezes temos uma ideia imaginária a respeito deste bebê e do lugar que este irá ocupar nesta família: se é um bebê esperado ou planejado, se trata-se de uma primeira gestação, se foi uma gravidez “acidental”, se foi uma gravidez através de reprodução assistida, se é uma gestação única ou múltipla: muitos são os elementos que irão interferir na gestação, no nascimento e na construção da parentalidade.

​​

Além dos aspectos emocionais, há alterações hormonais intensas no início de gestação que algumas vezes deixa a mulher mais vulnerável. Muitas gestantes relatam uma vivência regressiva, na qual a necessidade de ser cuidada é intensificada. Isto pode ser entendido como uma tentativa de re-vivenciar a sua experiência de filha pode contribuir positivamente para a constituição do papel de mãe.

A gestação do canguru dura entre 30-40 dias. Após este período, o filhote passa a habitar a bolsa da mãe por cerca de um ano, sendo alimentado e protegido dos perigos.

Por que o nosso nome é Canguru?


Escolhemos o canguru como símbolo do nosso projeto devido à proximidade observada entre a mãe e o filhote nesta espécie. Comparados a outros mamíferos, cujos filhos já nascem com uma relativa independência, os filhotes cangurus são frágeis e precisam de todo o cuidado materno, como os bebês da espécie humana.

O Projeto Canguru surgiu a partir da reunião de uma psicóloga e uma psiquiatra que observaram em suas clínicas o aumento de incidência de mulheres que recorriam aos tratamentos de reprodução assistida e o alto grau de sofrimento e desgaste emocional que isso acarretava.

Temos a proposta de oferecer um cuidado humanizado e respeitoso desde o momento da busca por uma gestação, durante a gravidez e também no pós-parto. Como projeto perinatal, as nossas frentes de atuação são variadas na promoção de saúde mental, com cursos, grupos e estruturação sob uma perspectiva diferenciada da perinatalidade e da parentalidade.⠀⠀

bottom of page